domingo, 20 de setembro de 2015

Luta

lu·ta substantivo feminino 1. Combate corpo a corpo2. [Por extensão]  Brigadisputa entre pessoas ou grupos3. Duelocombate4. Conflito armado. = BATALHACONFRONTOGUERRA. 5. Disputacontrovérsia6. Esforço ou trabalho para atingir algo. = LIDA
 "luta", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/luta [consultado em 20-09-2015].


Quando a gente cai no mundo
ninguém pergunta se a gente quer.
E pra começo de labuta
A vida me quis mulher.

Se é no jornal da manhã,
na TV, na manchete do rádio,
diariamente me violentam,
todo dia um mesmo cenário.
Fui estuprada no Engenho do Meio,
assediada no terminal rodoviário.
Me agrediram em Paulista.
Me assassinaram em Jordão Baixo.

Sou Maria, Ana, Severina.
Sou Cláudia, Isabel, sou Conceição.
Será de nós a mesma sina?
Essa mesma condição?
Aceitar que nos julguem inferior
E que nos cobrem submissão?

Assim como o discurso feio do patrão
Que diz: "Mulher não!...
Por que mulher engravida.
"
Será esse o preço que eu pago
por poder gerar uma vida?

Sou Estela, Paula, Sandra.
Sou Kelly, Diana, sou Soraya.
Perdi o senso do que é justo
No dia que sofri um estupro
e justificaram com a minha saia.

Domina a errada opinião
Que diz pra eu não andar só por aí
"A essa hora?" "Com esse decote?"
Se aconteceu foi porque pedi.

É por essas e mais outras
Que digo "Não! Sociedade!
Eu não tenho que te obedecer,
tenho direito à liberdade.
Meu gênero é um presente.
Me trate com igualdade.
E sendo eu Amélia ou não
me considere mulher de verdade."

Meninas, moças, senhoras! Mulheres!
Minha luta é a sua, sua luta é a minha.
Sororidade, irmãs!
Não estamos mais sozinhas.